sexta-feira, 11 de março de 2011

Heróis ou vilões?!

"Meus heróis morreram de overdose!"
Quem não ouviu ao menos esse pedacinho de uma das muitas músicas de sucesso de Cazuza?
Acho que por influência da mídia, canções como essa se tornaram um hino de uma geração, onde a insatisfação com os governantes era motivo de crítica ferrenha por parte de cantores, artistas, enfim, toda uma classe de pessoas que lutavam contra as ditaduras sociais... mas na minha humilde opinião, uma canção que exalta viciados em drogas não pode ser referência para ninguém, muito menos para nossos filhos.
Há de se exaltar a luta contra as injustiças sociais e a censura, que durante muito tempo esteve no comando do país, mas em nenhum momento devemos dar créditos a pessoas pelo uso de coisas que são prejudiciais à saúde e à estabilidade das famílias.
Eu tive um grande amigo que morreu dessa forma triste, de overdose, acompanhei todos os instantes da luta dele e da mãe para que isso tivesse fim, assim como dos jovens que viviam frequentando com ele locais onde a droga era usada sem limites. E o fim foi o de muitos jovens no mundo atual, a morte tão jovem, deixando um buraco em famílias e desestruturando vidas. 
A vida de Cazuza talvez tenha servido de alerta para muitos jovens e para muitas famílias, mas não foi um exemplo em nenhum momento de coisas a serem seguidas. Heróis não são pessoas que utilizam de drogas para vencerem situações políticas, sociais ou financeiras. Heróis são pessoas que têm no exemplo o modo de vida, ensinam sim nossas crianças e jovens ficarem livres de coisas que podem interromper uma vida de sucesso e feliz ao lado de quem se ama.
Por isso, antes de gritar aos quatro cantos canções assim, pense muito antes, reflita e veja se realmente elas ajudam no desenvolvimento de nossas famílias. Um poeta da música pode sim estar na gente, nos fazer sentir coisas boas, mas também pode estimular o crescimento cada vez maior de dependentes químicos, destruindo sonhos e famílias inteiras. Se seus heróis morreram de overdose, com certeza você deve escolher melhor quem você considera um herói, não acha?


André Carim

Nenhum comentário:

Postar um comentário