terça-feira, 8 de março de 2011

SUPERIORIDADE X FRAGILIDADE

Considerando-se que relações interpessoais podem ser definidas como todo e qualquer contato entre pessoas, conclui-se que esses contatos ocorrem entre indivíduos em diferentes circunstâncias e em diferentes espaços.
As pessoas necessitam umas das outras. Relacionando, se comunicam e se expressam através das mais diversas formas seus conhecimentos, idéias, crenças e emoções.
“Relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitá-lo em seu meio.”
Cada um de nós possuiu nossa própria identidade, e mesmo existindo semelhança entre as pessoas, jamais seremos idênticos, isso caracteriza-se pelo que chamamos de caráter.
Considerando que ética, enquanto filosofia é o estudo da conduta humana, ela envolve os estudos de aprovação e desaprovação da ação dos homens. Me veio à mente a reflexão de que a cada dia nos deparamos com mais e mais pessoas que necessitam mostrar uma superioridade EXTERNA para esconder uma FRAGILIDADE interna. 
Um dia um grande amigo escreveu sábias palavras: “Existe uma preocupação imensa de conquistar a aceitação e a aprovação dos outros, dos grupos aos quais se pertence. Parece valer muito mais a imagem que se passa ou que “é preciso” passar do que aquela que corresponde à essência de nós mesmos.”

Daí concluímos que mais importante é sermos aparentemente pequenos, assim como as abelhas, que mesmo pequenas, produzem o que de mais doce existe, do que sermos pessoas com muito verniz e pouca raiz.

Luh Pietra..

Nenhum comentário:

Postar um comentário