segunda-feira, 7 de março de 2011

Ciúmes...

Quem nessa vida pode dizer com propriedade que nunca sentiu ciúmes de algo ou de alguém? Difícil né? Pois bem, todos nós já passamos por alguma situação de ciúmes em nossas vidas. Algumas vezes a dividimos com um companheiro ou companheira, outras vezes a curtimos sozinhos, em silêncio absoluto, trancafiados em um mundo só nosso. O ciúme é um sentimento inato a natureza humana e não há relação amorosa no mundo que não tenha sido ou que não será, num momento ou noutro, abalada pelos ciúmes.
Embora ele faça parte da natureza humana, e pareça muitas vezes muito mais forte do que nós, ele não o é, e controlá-lo não é impossível e vale a pena o sacrifício em nome de uma relação intensa e duradoura.
Numa relação a dois nem sempre tudo é um mar de rosas, e com o passar dos tempos conflitos aparecerão e ceninhas de ciúmes entrarão em ação. Saudáveis ou doentios depende apenas de nós sabermos identificá-los e controlá-los na medida certa.
Ouve-se muito dizer que nós mulheres somos mais ciumentas e as grandes responsáveis pelos chamados “ataques” de ciúmes numa relação. Mas será mesmo? Penso que ambos os sexos o vivem com a mesma intensidade, ora controlando-o e ocultando-o, ora deixando-o a mostra sem qualquer possibilidade de controle por puro medo de se perder.
Embora existam pessoas com mais ou menos tendência, a verdade é que nenhuma escapa de tal sentimento, pois é impossível controlá-lo e senti-lo apenas em situações contextualizadas. Daí o cuidado redobrado para que ele não se torne patológico quando se tem dele uma idéia de posse. Importante porem é saber lidar com ele, e reconhecer que ele existe. 
“Seria mesmo então o ciúme um estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo?”
Cabe ai uma reflexão !!!



Luh Pietra

Um comentário:

  1. Na minha opinião, acho que ciúme não é nada mais que ego ferido. Infelizmente, como o texto já diz, é impossivel que alguém na vida nunca venha a sentir. Eu particularmente, apesar de não ser ciumenta, já me peguei em situações assim. E posso quase tocar os sentidos que me envolveram. É a sensação de que vc não é o bastante, de que a outra é melhor que vc, de que o amor declarado é frágil. Em resumo, é como se eu dissesse a mim mesma que sou inferior ou a louca sensação de posse do outro. Ele (ela) é MEU. EGO FERIDO é algo que poucos sabem lidar e essa sensação de posse tem um Q de loucura. Estou na estrada da aprendizagem.

    ResponderExcluir